A Princesa Flutuante

                                 


Ha muito tempo estive pensando em compartilhar um pouco desse meu pequeno universo de leitora, decidi então começar de um livro que marcou a minha vida, o primeiro livro que abriu meus olhos para este mundo maravilhoso, A Princesa Flutuante.

Na minha 6 série, estava buscando livros na biblioteca da escola e me deparei com este pequeno livro, um conto de fadas, e que é o meu gênero preferido até hoje, contando a história de uma princesinha que ao nascer foi amaldiçoada pela tia, ela nunca tocaria o chão, viviria a flutuar, a gravidade não poderia exercer força a seu corpo, imagino que já estejam pensando: 

- Mas que clichê!!!

-Sim pode ser clichê, mas de um jeito simplesmente fofo e lindo.

meu malvado favorito agnes GIF

💗




O livro A Princesa Flutuante do Gênero clássico ilustrado, escrito  por George MacDonald e ilustrado por Mercè López conta a historia de uma princesa que recebe uma maldição de sua tia, princesa Makemnoit, uma bruxa malvada que a torna imune à “gravidade”, por ser esquecida ao não receber o convite do batismo de sua sobrinha. Depois de a pequena princesinha ainda bebe, sair voando pela janela, carregada pelo vento, até se enrolar em uma roseira, após sua mãe a rainha abrir a porta do quarto, foram tomadas precauções para que a pobre menina não flutuase como um balão, sem rumo pelo vasto céu. A princesa mesmo aos seus 17 anos não era capaz de desenvolver qualquer sentimento, não conseguia sentir empatia pelas pessoas, para ela tudo era uma diversão e todos os dias enchia o palácio de rissos e alegria, a princesa nem em uma conversa seria conseguia conter seus risos e brincadeiras, mas  seus pais assim como toda a corte estavam preocupados com seu futuro, foram até mesmo em busca dos metafísicos chineses, que tampouco ajudaram com suas loucas teorias, já que. 

O castelo estava as margens de um lago onde durante uma tarde no carnaval, quando vários barcos passeavam, a princesa ao tentar passar para outro barco com a ajuda de seu pai, que acaba caindo e puxando a, e ao solta-la ainda rindo começou a afundar até que não se via mais nem mesmo sua cabeça, ela descobre que a água era o único lugar do mundo em que  ela tinha gravidade e sentimentos, ela podia mergulhar e se sentir como qualquer outra pessoa, por isso ela amava passar seus dias no lago.

Um príncipe que procurava uma princesa para se casar decidiu então se desvencilhar de sua corte e sair por ai pelo meio de florestas em uma aventura, dias depois acabou por encontrar uma trilha que o levou ao lago, onde a princesa no meio da noite se banhava com a luz da lua, o príncipe então confundiu os risos da princesa com choros, e pulou no lago numa tentativa de salva-la, o que deixou a princesa bastante irritada, mas mesmo em meio a insultos o príncipe logo se apaixonou. Desde esse dia noite após noite, o príncipe e a princesa se encontravam no lago, mas quando Makemnoite descobriu o prazer que a princesa sentia pela água, logo deu um jeito de amaldiçoa-la, pouco a pouco o lago ia secando, e então todas as fontes do reino secaram. 

Enquanto o lago secava a princesa pela primeira vez se cercava de desespero, o príncipe numa tentativa de entender o que estava ocorrendo conseguiu um emprego no palácio, mas a princesa já se esquecera dele e de todos. Um dia foi achado bem no centro do lago uma placa de ouro com uma inscrição: um homem deveria se voluntariar para sacrificar sua vida pelo lago, então o príncipe  a unica pessoa com coragem o suficiente se prontificou pelo bem da princesa, que já nem comia e apenas ficava trancada em seu quarto, e pelo bem do reino a sacrificar sua vida, com apenas uma condição, que a princesa permanecesse a seu lado até que a água do lago chegasse a seus olhos. 

E assim se fez, o príncipe tapou o buraco por onde a água do lago escoara com suas mãos e ali ficou até a noite chegar, e a princesa dentro de um barquinho sem se importar com o fato de ele estar trocando sua vida pelo que ela mais amava em todo o mundo, porém quando a água finalmente cobriu a cabeça do príncipe rapidamente ela mergulhou na água e tentou retira-lo, mas ele já não respirava, a princesa e sua velha ama tentaram de tudo, até que com o nascer do dia o príncipe abriu os olhos, a princesa então  começou a chorar, como nunca se vira, e uma longa e forte chuva começou a cair por todo o reino enchendo o lago, ela continuou no chão, até que tentou levantar e caiu, finalmente sentira a força da gravidade, o reino se pôs em festa e o príncipe e a princesa noivaram.

A princesa precisou aprender a andar, e mesmo depois de tudo a sua unica vingança contra a tia foi pisar-lhe um dedão, foi se descoberto depois que a casa de Makemnoite foi inundada pela água, e como qualquer conto de fadas eles viveram felizes para sempre, ainda que a princesa não parasse de reclamar sobre o peso da gravidade.


Do que trata o livro: amadurecimento, amor, superação de obstáculos, desafio às leis da natureza, sentimentos e sensações.


Minha Opinião sobre o livro |contem spoiler|

💕💕💕💕💕💕💕💕



gato café GIF

Para mim o livro é uma pequena e divertida comedia no começo, um rei que simplesmente se esquece de sua irmã para o batizado de sua filha e como se não bastasse, mesmo bebe a princesinha já me enchia de rissos, como se pode usar uma menina como uma bola?, sim você leu direito, as pessoas a cargo de cuidar da princesa gostavam de brincar com ela como uma bolinha, a jogavam de uma lado para o outro e o mais incrível é que ela gostava.

Mesmo em momentos ruins a princesa continuava a sorrir, acho que todos que leram e lerão também entrarão em suas brincadeiras, acredite, não da pra escapar, relendo esta historia me peguei rindo varias vezes das incríveis façanhas da princesa e também do príncipe.

Um de meus momentos favoritos, foi quando o príncipe e a princesa estavam saindo do lago e o príncipe pensou:

 "Se eu me casar com ela, não vejo saída senão tornar-me um tritão, e ela, uma sereia, para juntos ganharmos o mar imediatamente".

Achei engraçado o fato de ele brincar com a ideia de sempre estarem na água, e acabou por ser fofo a forma como eles passam seu tempo juntos.

Precisamos de um pouco de alegria em momentos como esse, mas é claro, não significa que não tiveram momentos em que tive pena ou me entristeci,a historia mostra que mesmo nos momentos ruins podemos encontrar uma saída, acredito que a princesa flutuante é uma ótima indicação de leitura, além de  ser para todas as idades, nos mostra um mundo novo, e também gosto muito do fato de o escritor narrar o livro como se fosse uma longa conversa.


Perguntas sem respostas;

O que é uma forma principesca?

- sinceramente, estou tentando entender.


 

autocolante de livros de desenho

           Leia em:

  Wattpad- A Princesa Flutuante




Comentários